Dicas de Segurança e Economia com o gás de cozinha

Grande parte das pessoas utiliza o gás de cozinha para cozinhar. É um produto altamente inflamável, e também muito caro. A seguir, veremos algumas dicas de Segurança para o manuseio do gás de cozinha, e também, dicas de economia. 

A Aluna Thamyres Evelyn Matos Nina Palitot, enumera algumas dessas dicas:

                                  DICAS DE SEGURANÇA

1.    Cuidado com a posição da mangueira

Algumas pessoas não prestam muita atenção na hora de posicionar a mangueira do gás e a passam pela parte traseira do fogão. Isso não deve acontecer. A temperatura do forno pode danificar a mangueira e causar vazamentos. Posicione a mangueira sempre lateralmente.

2.    Atenção aos prazos de validade

Uma mangueira vencida é um verdadeiro perigo e pode apresentar problemas como o acúmulo de sujeira ou ficar ressecada, provocando o vazamento do gás no encaixe do fogão ou do botijão de gás. Recomenda-se que elas sejam trocadas a cada cinco anos no máximo, garantindo a integridade e a segurança da peça.

3.    Não faça "extensões" na mangueira de gás

Jamais faça extensões improvisadas usando várias mangueiras para aumentar o comprimento. Tampouco não mantenha a mangueira muito esticada – ambas as situações expõe o consumidor a riscos.

4.    Mantenha o botijão em local arejado

É importante prestar atenção no armazenamento do botijão e jamais mantê-lo em locais fechados e confinados, como armários, porões ou caixas. Também é importante manter o produto protegido de fontes de calor, faíscas e redes elétricas.

                                    DICAS DE ECONOMIA

1. Evite o 'abre e fecha' do forno

Um dos principais truques para economizar gás de cozinha é evitar abrir o forno muitas vezes. Isso porque esse "abre e fecha" faz com que o ar quente saia de dentro do eletrodoméstico, dissipando o calor responsável pelo cozimento. Logo, quanto menos vezes você abrir a porta do forno, mais rápido o seu alimento ficará pronto - gastando uma quantidade menor de gás.

Obs.: Uma boa dica para controlar o cozimento (sem precisar abrir o forno) é usar a luz interna para observar o alimento que está sendo preparado. O ideal é abri-lo apenas quando for necessário movimentar os itens na travessa (geralmente carnes, pães de queijo e outros assados).

2. Use a panela de pressão com mais frequência

Usar a panela de pressão para cozinhar os alimentos é outra dica que faz total diferença! Isso porque, graças à pressão (que faz com que a temperatura de ebulição aumente), dá para reduzir significativamente o tempo de preparo de muitos alimentos, como arroz, macarrão, feijão, carnes e legumes. Outra dica muito boa é deixar os alimentos de molho antes de colocá-los no fogo. O feijão, por exemplo, pode ser deixado em uma bacia com água de um dia para o outro. Assim, na hora de cozinhar, ele vai ficar pronto muito mais rápido - fica a dica!

3. Cozinhe com as tampas fechadas

Outro hábito que você pode adotar na hora de cozinhar (que também vai garantir uma boa economia do gás) é o uso mais frequente das tampas de panelas. Pode reparar que, quando deixamos as panelas bem tampadas, os alimentos cozinham com mais rapidez - pois o ar quente fica todo retido, acelerando o preparo. O lado bom é que você pode fazer isso com a maioria dos alimentos (no cozimento do arroz, carnes, massas e até mesmo na hora de ferver a água do macarrão). Pode apostar que vai ser um avanço ótimo para a economia do gás!

Atenção: Panelas com o fundo amarelado podem sinalizar uma possível perda de gás. Então, caso isso esteja acontecendo com muita frequência, pode ser um sinal de que as chamas estão desreguladas. Nesse caso, uma boa dica é chamar um profissional para verificar o seu fogão. Pode parecer bobeira, mas a longo prazo, vai evitar bastante o desperdício de gás.

4. Não use panelas pequenas em bocas grandes

Um dos principais erros que as pessoas cometem é, justamente, o uso de panelas pequenas em bocas muito grandes. Neste caso, as chamas não ficam em contato direto com o fundo do recipiente - o que faz com que o cozimento demore bem mais e, consequentemente, aumente também o consumo do gás de cozinha. Por isso, antes de colocar a panela no fogão, certifique-se de que ela tem o tamanho adequado para a boca em questão (o queimador deve ficar totalmente coberto pela panela, ok?). Outra dica interessante é limpar sempre o forno e o fogão para que as chamas possam crescer normalmente, sem empecilhos.

 





Livre de vírus. www.avast.com.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

App de empresa facilita a vida do consumidor